quinta-feira, 18 de abril de 2013

Calcanhar Rachado










     Muitos homens e mulheres, e eu me incluo no meio, sofrem com calcanhares rachados ou fissurados.  

     Além de serem esteticamente feios, os pés quando muito rachados, quando as fissuras são muito internas, atingem a derme e isso faz com que sangre. De modo que isso vira um aporta de entrada para fungos, bactérias e outros microorganismos patogênicos. O importante é prevenir, cuidar para que um simples ressecamento não chegue a este ponto.
     Hidratar os pés é fundamental para prevenção. Sempre passamos cremes no rosto, braços, mãos, pernas e os pés às vezes ficam esquecidos. Entendemos que o corre-corre diário dificulta um pouco os cuidados que devemos ter, mas sempre tem aquela horinha, antes de dormir, que dá pra fazer bastante coisa!
     A boa notícia é que existem vários tratamentos para esse tipo de incômodo, que afeta principalmente adultos e idosos.
 

Dica 01:
     Para tratar os pés com rachaduras é indicado aplicar óleo vegetal hidrogenado, após lavar bem os pés, visto que, o organismo com o passar dos anos tende a diminuir a produção de sebo que garante a hidratação das partes mais ressecadas do corpo. Deixe agindo durante a noite, só retire o excesso ao levantar pela manhã.

Dica 02:
      Para retirar a pele morta, e deixar o calcanhar lisinho e hidratado, separe uma bacia, acrescente água morna o suficiente para cobrir os pés, e acrescente xampú, ou creme amaciador de cabelos. Deixe no molho por 10 minutos, e com o uso de uma pedra pomes, esfregue os calcanhares com delicadeza. Enxague e seque os pés, e em seguida, aplique vaselina. Se possível, vista meias, e deixe por 20 minutos, ou meia hora.
      A Papaya possui nutrientes que reparam a pele. Fonte de carotenóides, e de vitaminas E, A e C, regenera, repara e reconstitui. Também age como exfoliante, removendo as células mortas. Pegue uma fatia de Papaya, amasse e acrescente algumas gotas de limão (que amolece a pele dura). Coloque nos calcanhares, e espere 20 minutos antes de lavar com água morna. Na sequência, hidrate com manteiga de karité.


Dica 03:
      Moer um punhado de arroz até obter uma farinha fina, adicione algumas colheres de mel e vinagre de cidra da maçã o suficiente para obter uma pasta grossa.
      Se as rachaduras são muito profundas, adicione uma colher de azeite de oliva.
      Mergulhe os pés em água morna por 20 minutos e faça uma massagem suave com essa pasta.
      Pode deixar a pasta nos pés, só tire o excesso!
      Se o pé estiver com a pele muito grossa, a medida que for sarando dá para ir lixando até que fique fininho e curado!

OBS: Para moer o arroz coloca num pacotinho e bate com o martelo até virar pó ou bate no liquidificador, é fácil.


Dica 04:

     Uma dica bem simples e que uso muito é, depois do banho coloque nas mãos algumas gotinhas de óleo para o corpo, espalhe bem nas mãos e massageie o calcanhar, depois coloque uma meia nos pés e só tire no outro dia, isso ajuda a hidratar essa região do calcanhar, deixando ele mais lisinho. O ideal é fazer isso a noite, e dormir com as meias no pés, pode ser qualquer meia.





By Nessa Santos

3 comentários:

  1. Aqui onde moro está chegando o verão, estou precisando dar um fim nos rachadinhos do pés. Valeu pelas dicas!!
    http://comjeitodemeninalinda.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  2. Nossa caiu do céu a sua dica,estou sofrendo com isso,seguindo,bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  3. Dicas maravilhosas, as rachaduras nos pés, doem muito, já tive, eram feias, mas agora não ficaram nem as marcas. Suas dicas são ótimas.
    Abraços

    ResponderExcluir